Reflexões de Mudanças

Aqui você vai encontrar alguns textos para refletir...


Janeiro Branco: Cuidar da sua saúde mental e bem-estar é essencial

A Campanha Janeiro Branco promove a conscientização sobre a importância da saúde mental. Iniciada em 2014, a data tem como objetivo criar um movimento de reflexão, acolhimento e cuidado com a saúde psicológica, emocional e social de todos. A escolha do mês de janeiro simboliza um momento de renovação, oportunidades para novos começos e uma chance de priorizar o bem-estar mental, muitas vezes deixado de lado no cotidiano.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), de janeiro a outubro de 2024, foram registrados 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais e 53.229 internações para tratamento de transtornos mentais e comportamentais nos equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de São Paulo.

"Esses dados apresentam a importância de uma aborgadem integrada e contínua para o cuidado psicológico. Por isso é tão necessário colocarmos em pauta o cuidado com a nossa mente", afirma a psicóloga Raquel Conrado.

Fênix Psicologia, cuidando da nossa saúde mental e buscar mais qualidade de vida.


O Tempo

O tempo... que tempo?
Cada um é dono do seu próprio tempo.
Proprietário do Tempo.
Faz com ele o que quer.
Não ter tempo é não querer tanto.
Tempo para o que é preciso,
É o tempo do que se prioriza.
Se não é prioridade, não precisa tanto...
Não tem tempo!
"O tempo é você quem faz!"
Qual é a sua prioridade?
Onde está seu coração?
Seu amor? Sua intenção?
Pronto!
Agora se tem o tempo necessário.


Casamento com Disposição

Um casamento não é feito de festa, juramentos ou rituais. Um casamento é construído por amor, amizade e cumplicidade. Um casamento não começa com a assinatura dos papéis, mas com beijos, abraços, namoro, alegrias, dificuldades, brigas, reconciliações, conversas... Da mesma forma, um casamento não acaba com a assinatura dos papéis, mas com distanciamento, questões mal resolvidas, falta de sinceridade, palavras não ditas, ausência de cumplicidade, paciência e compreensão, falta de tempo, falta de amor... A disposição para se dedicar ao relacionamento faz toda diferença, a começar pela decisão em se casar. Quando a escolha é se casar, nem todos tem em mente a escolha real: deixar a sua família para formar uma nova. E que a partir daquele momento a nova família é sua prioridade, seu grande amor, a qual precisará se dedicar para que seja bem sucedida. O cuidado com o outro é fundamental. Nem família nem amigos pode ser mais importante! Se for, talvez este não seja o melhor momento para se casar. Um coração disposto a amar seu cônjuge mais do que ama seus pais tem grandes chances de formar uma família com bases sólidas. Capaz de enfrentar problemas e dificuldades sem acusações ou julgamentos, pois quando um conhece e ama ao outro a dificuldade uni ao invés de separar. A família se fortalece, se sente segura e confiante. Para muitos isto pode parecer uma ilusão, no entanto, se houver sinceridade e disposição no ouvir e falar, com sabedoria um casal pode construir uma família unida e forte.